terça-feira, 8 de junho de 2010

Por dentro da Copa 2010: Jabulani

a href="http://cricketwealthnyc.files.wordpress.com/2009/12/adidas-jabulani-world-cup-ball.jpg">
Jabulani, este é o nome da bola oficial da Copa do Mundo 2010. Achou estranho? O nome Jabulani significa "celebrar" em Zulu, é uma palavra da língua Bantu isiZulu (um dos 11 dialetos da África do Sul) e possui 8 gomos e 11 cores diferentes.

Sua apresentação foi em 4 de dezembro de 2009, no sorteio de grupos. A bola da Copa já foi usada no Mundial de Clubes da FIFA em 2009, na Copa das Confederações em 2009, na Bundesliga em 09/10 e na Copa das Nações Africanas de 2010.

A Jabulani também já foi alvo de criticas de muito jogadores, entre eles, os brasileiros Júlio César, Felipe Melo, Luís Fabiano, Júlio Baptista. Os que mais chamaram a atenção da mídia foram Felipe Melo, a apelidando de "Patricinha", Julio César, dizendo que parecia uma bola de mercado, Luís Fabiano, contando que ela é sobrenatural e o goleiro do Chile, Claudio Bravo, comparando-a com uma bola de vôlei de praia.

Já cheguei a jogar com a Jabulani e por experiência própria posso dizer que foi a pior bola que já joguei na minha vida fora aquelas bolas "balão". Quem diria, a Adidas um dia fazendo bola de mercado, de vôlei de praia, sobrenatural e ainda por cima Patricinha.

Que beleza!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails