segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Polemica : São Paulo caiu ou não em 1990 ?


Essa polêmica não quer calar : São Paulo caiu no Campeonato Paulista ou não. Várias fontes informam que o São Paulo caiu, então para desmentir essas fontes, Daniel Perrone divulga em seu blog o regulamento do Campeonato Paulista de 1990. A imagem mostra: "No campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1990, não haverá descenso a Divisão Especial de Futebol Profissional

Por mais que o assunto esteja encerrado, com o pedido de desculpas da Federação Paulista, a polêmica em torno do suposto rebaixamento do São Paulo obriga a publicação desta nota. O São Paulo não caiu no Campeonato Paulista de 1990, porque o regulamento daquela competição deixava claro que não havia rebaixamento (veja reprodução abaixo).
O texto fala em Divisão Especial, porque o regulamento explica que o campeonato da Primeira Divisão de 1991 será dividido em dois grupos. Um formado pelos 14 melhores do Campeonato de 1990 e outro pelos 10 piores e pelos quatro promovidos para 1991. Ser rebaixado significa cair de divisão.
O regulamento não fala, mas a memória de quem morava em São Paulo, como é o caso deste jornalista, se lembra. Quando o torneio de 1990 começou, as entrevistas dos dirigentes da Federação já davam conta de que haveria o cruzamento. É por isso que nenhum dos 10 clubes não classificados para o grupo dos grandes de 1991 reclamou.
Apenas para complementar, o Campeão Paulista da Primeira Divisão de 1991 foi o São Paulo Futebol Clube.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails