segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Paysandu Sport Club 95 anos

O Paysandu foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1914 após um desentendimento com diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball (atual Federação Paraense de Futebol). A briga foi ocasionada pela não-anulação da partida Norte Club 1 x 1 Guarany, realizada em 15 de novembro de 1913, cujo resultado deu ao Grupo do Remo (atual Clube do Remo) o título de campeão paraense de futebol.
Naquele ano, o Norte Club realizava uma boa campanha e precisava vencer o Guarany para forçar uma partida extra com o Grupo do Remo. Após o empate em 1 a 1, os integrantes do Norte Club, inconformados, solicitaram à Liga Paraense de Foot-Ball a anulação da partida, devido a diversas irregularidades. Porém, a diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball julgou improcedente o recurso.
A decisão não agradou nem um pouco aos integrantes do Norte Club, que decidiram então criar um movimento, sob a liderança de Hugo Manoel de Abreu Leão, para a fundação de uma nova agremiação, mais forte, para poder enfrentar em igualdade de condições os seus adversários. Este movimento não agradava aos integrantes do Grupo do Remo, os quais tentaram persuadir Hugo Manoel a abandonar a idéia.
No dia 1º de fevereiro de 1914, o jornal "O Estado do Pará" fez a convocação para a reunião da fundação do novo clube. A convocação feita pelo jornal surtiu efeito, fazendo com que comparecessem à reunião 42 desportistas, muitos dos quais eram integrantes do Norte Club, além de outros de agremiações diferentes, como, por exemplo, do Internacional Sport Club, ou Recreativa.
A reunião foi iniciada às 20:15 horas de uma segunda-feira, 2 de fevereiro de 1914, na residência de Abelardo Leão Conduru, localizada à rua do Pariquis, n.º 22, entre as travessas Apinagés e São Matheus (atual Padre Eutíquio).
Por unanimidade, a assembléia escolheu Hugo Leão para presidir os trabalhos. Como líder do movimento, ele propôs a denominação de Paysandu Foot-Ball Club para a nova agremiação. O nome foi escolhido "como homenagem ao feito glorioso e heróico da Marinha de Guerra Brasileira ao transpor o Passo do Paysandú, na guerra contra o Paraguai".
A sugestão de Hugo Leão foi motivo de acirrado debates na assembléia, que logo se dividiu em duas alas: uma a favor e outra contrária, a qual propunha o nome de Team Negra Foot-Ball para a nova agremiação. Feita a votação, registrou-se a vitória da denominação de Paysandu Foot-Ball Club.
Escolhido o nome, a assembléia elegeu o primeiro presidente, Deodoro de Mendonça, que encabeçou a diretoria durante o ano de 1914. Foi escolhida ainda a comissão destinada a redigir os Estatutos do Clube, recaindo a escolha nos nomes de Deodoro de Mendonça, Eurico Amanajás e Arnaldo Morais.
No início da década de 1920 o Paysandu passou a ter hino oficial. A letra é do poeta José Simões, enquanto que a música foi feita pelo professor Manuel Luis de Paiva.

De vitórias e louros coroado,
Altivo, o Paysandu jamais temeu...
Tem um belo, honradíssimo passado,
São nobres as batalhas que venceu

Cada um de nós guarda no peito,
Valor e orgulho extraordinários
Das nossas cores têm respeito
Os mais pujantes adversários
"Lutar"! eis a divisa que trazemos!
"Vencer"! eis a esperança que nos guia!
Leais e destemidos seguiremos
A glória que o futuro nos confia!
Cada um de nos guarda no peito...

Somos jovens e ousados paladinos,
E sempre achar-nos-hão de gladio nu,
Elevando nos prélios mais ferinos
Com honra o pavilhão do Paysandu
Cada um de nós guarda no peito...

Amamos os cambates! e na luta,
Como antigos heróis nos comportamos,
Por isso a vez do público se escuta,
Saudar o Paysandu com meus aclamos
Cada um de nós guarda no peito...

Campanhas Memoráveis

Campeão Invicto

Treinado inicialmente por Alfredo Gama e nos jogos finais por Nagib Coelho Matni, o Paysandu conquistou o título de pentacampeão paraense de futebol, na temporada de 1947. O "Esquadrão de Aço" realizou explendida campanha, sagrando-se campeão invicto, e por antecipação, ao derrotar o Remo por 2x0 em seu penúltimo compromisso na competição, na data de 21 de dezembro de 1947.

O "Papão" jogou 8 partidas, com sete vitórias e um empate. Seu ataque marcou 27 gols e sua defesa deixou passar somente 7 gols, com saldo positivo de vinte gols. O centroavante Hélio foi o artilheiro do Paysandu e do campeonato com onze gols. Sóia fez 4, Rivas, 4, Dengoso, 2, Hosana, 2, Brias, Guimarães, Adimar e Conde (zagueiro da Tuna), contra, 1 gol cada.

O time base da campanha e que jogou a penúltima partida: Aluísio, Bendelaque e Rafael Bria; Pedro, Manoel Pedro e Taco; Hosana, Dengoso, Hélio, Guimarães e Soiá. Tomaram parte na conquista do pentacampeonato outros atletas: Simeão (goleiro); Anthenagoras e Jesus (zagueiros); Adinamar (centromédio); Farias, Aracati e Rivas (atacantes).

Na partida final, contra o Transviário, vitória do Paysandu por 9 a 1. A diretoria pagou, a cada atleta, o "bicho" de Cr$1.000,00, e, em campanha entre os torcedores, arrecadou-se uma boa soma, que rendeu a cada atleta mais Cr$500,00 de premiação.

Pela conquista do título, o Paysandu recebeu o Bronze "Belas Vitórias", oferta de uma firma de Belém do Pará.


  • Campanha do Paysandu no Campeonato Paraense de 1947:
18/05 - Paysandu 4 a 2 Tuna Luso
15/06 - Paysandu 6 a 1 Júlio César
20/07 - Paysandu 2 a 1 Transviário
14/09 - Paysandu 1 a 1 Remo
19/10 - Paysandu 3 a 1 Tuna Luso
09/11 - Paysandu 2 a 1 Júlio César
21/12 - Paysandu 2 a 0 Remo
27/12 - Paysandu 9 a 1 Transviário

A Copa dos Campeões

Campeão brasileiro da Segunda Divisão em 2001, o Paysandu ganhou no ano seguinte a Copa dos Campeões, competição que reunia os melhores colocados nos torneios regionais. Nas finais, o Paysandu passou pelo Cruzeiro.

A conquista classificou o Paysandu para a Taça Libertadores da América de 2003.

A Campanha:

03/07/2002 - Corinthians 1 X 1 Paysandu;

07/07/2002 - Paysandu 0 X 0 Fluminense;

14/07/2002 - Náutico 2 X 3 Paysandu;

21/07/2002 - Paysandu 2 X 1 Bahia;

28/07/2002 - Paysandu 3 X 1 Palmeiras

31/07/2002 - Paysandu 1 X 2 Cruzeiro

04/08/2002 - Cruzeiro 3 X 4 Paysandu (decisão por pênaltis: Paysandu 3 X 0).

A Formação Campeã:

Marcão; Marcos, Gino, Sérgio e Luís Fernando; Sandro, Rogerinho, Jóbson e Vélber; Jajá e Vandick.

Técnico: Givanildo

Na Copa Libertadores da América

Graças ao inédito título da Copa dos Campeões em 2002, o bicolor paraense disputou o mais importante torneio de futebol das Américas, envolvendo os melhores clubes, da temporada anterior, de países como Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai.

O Brasil, nesta edição, estava representado, além do Paysandu, por Santos (campeão brasileiro de 2002), Corinthians (campeão da Copa do Brasil de 2002) e Grêmio (terceiro colocado no campeonato brasileiro de 2002, recebendo a vaga que seria do vice-campeão, o Corinthians, por este já ter se classificado com o título da Copa do Brasil).

O bicolor do Pará era treinado por Darío Pereyra, e tinha, em seu elenco, jogadores como o atacante Róbson "Robgol", Iarley, Lecheva, e Vélber, dentre outros.

O Paysandu participou na primeira fase figurando no grupo 2, ao lado de Cerro Porteño, Sporting Cristal e Universidad Católica. Após 4 vitórias e 2 empates, o "Papão" terminou na liderança do grupo, com 14 pontos. Teve a terceira melhor campanha nesta fase, atrás apenas de Corinthians (15 pontos) e Santos (também com 14 pontos, mas com saldo de gols superior).

A campanha:

13/02/2003 - Lima, Perú - Sporting Cristal 0 X 2 Paysandu;

06/03/2003 - Belém do Pará - Paysandu 0 X 0 Cerro Porteño;

11/03/2003 - Belém do Pará - Paysandu 3 X 1 Universidad Católica;

18/03/2003 - Belém do Pará - Paysandu 2 X 1 Sporting Cristal;

27/03/2003 - Assunção, Paraguai - Cerro Porteño 2 X 6 Paysandu;

15/04/2003 - Santiago, Chile - Universidad Católica 1 X 1 Paysandu.

Na segunda fase, também conhecida por "oitavas-de-final" (participação dos 16 melhores clubes da primeira fase), enfrentou o Boca Juniors, tradicional clube argentino, que hoje-em-dia é dono de 6 títulos na Libertadores, e que terminou a primeira fase na segunda colocação do grupo 7, com 11 pontos.

Na primeira partida, realizada na Argentina (Estádio La Bombonera, Buenos Aires), o "Papão" surpreendeu mais uma vez, vencendo por 1 X 0 (gol de Iarley). Porém, o ótimo resultado desta partida foi revertido pelos experientes argentinos, que venceram a partida de volta, realizada em Belém do Pará, por 4 X 2.

Com apenas 1 derrota, o Paysandu encerrou aquela que é, até hoje, sua única participação neste torneio. Na classificação final, ficou com a 9a. colocação (à frente do Corinthians, o décimo, também eliminado nas oitavas-de-final). O atacante Róbson "Robgol" foi o terceiro maior goleador da competição, com 7 gols.

E o clube responsável por esta derrota e pela eliminação do "Papão", o Boca Juniors, acabou sagrando-se campeão da Libertadores naquele ano, eliminando, no decorrer do torneio, Cobreloa (quartas-de-final), América de Cali (semi-final) e Santos (final).

O Paysandu na Copa Libertadores da América de 2003:

Jogos: 8;

Vitórias: 5;

Empates: 2;

Derrota: 1;

Gols Marcados: 17;

Gols Sofridos: 9.

A Queda Livre - Paysandu, da Série A à C:

Após terminar na 14a. colocação na série A do Brasileirão (dentre 24 equipes) em 2004, o "Papão" acabou rebaixado, em 2005, para a série B do Campeonato Brasileiro, mesmo após ótimo desempenho do atacante Robgol, que perdeu a artilharia da série A, para Romário (Vasco), por apenas 1 gol. Dentre 22 participantes, terminou na 21a. posição (à frente apenas do Brasiliense, com 41 pontos conquistados (12 vitórias, 5 empates e 25 derrotas) (40 pontos a menos do que o vencedor do torneio, o Corinthians, e 10 pontos a menos do que o último clube que se manteve na Série A, a Ponte Preta).

Em 2006, era um dos times esperados a brilhar na série B e favorito a ficar com uma das 4 vagas de retorno à série A. Porém, formou uma equipe muito instável (não pôde contar com o total desempenho do atacante Robgol, candidato vitorioso a deputado estadual no Pará, como um dos problemas) e, ao final do campeonato, amargou o rebaixamento à série C do futebol brasileiro ao ficar em 17° lugar entre 20 equipes. Sua campanha: 38 jogos, 12 vitórias, 8 empates e 18 derrotas; 51 gols marcados e 70 sofridos; 44 pontos, 27 pontos a menos do que o vencedor deste torneio, o Atlético-MG (que também havia sido rebaixado à série B em 2005).

Em 2007, sua participação na série C foi curta e desastrosa: em 6 jogos, somou apenas 1 ponto, fruto de um empate com o Ananindeua (clube também do PA) em 3 X 3, em seu próprio estádio. Nos outros 5 jogos, o "Papão" saiu de campo derrotado pelas seguintes equipes: Imperatriz (MA) (classificada em primeiro lugar no grupo e eliminada na segunda fase, após escalar um jogador de forma irregular), Ananindeua (PA) (segunda colocada no grupo, eliminada na segunda fase) e Araguaína (TO) (após perder 12 pontos, devido a escalação de um jogador de forma irregular, despencou da então liderança do grupo à lanterna, com 1 ponto negativo), o que ocasionou a vergonhosa desclassificação ainda na Primeira Fase.

Em 2008, iniciou o ano tendo que conseguir a vaga para a mesma série C dentro de campo, dependendo de seu desempenho no Campeonato Paraense de Futebol.

Ao começar sua participação no Campeonato Brasileiro de Futebol 2008 - Série C, o Paysandu tinha como objetivo inicicial alcançar a terceira fase da competição, o que lhe daria a classificação automática à Série C de 2009 (que será disputada com 20 clubes como as séries A e B, ficando assim, livre de participar da Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009 - Série D) e enfrentou times como o Bacabal (MA), Palmas (TO) e Águia (PA). Após empatar o primeiro jogo com o Bacabal pelo placar de 0X0 em casa, o Papão foi derrotado pelo Palmas por 1X0 em Palmas, o que fez com que a torcida bicolor ficasse bastante apreensiva. Na sequência, o Paysandu venceu em Belém o Águia pelo placar de 3X1, aliviando sua imensa torcida. No jogo seguinte venceu o Palmas em Belém por 2x1,jogo em que passou a dar crédito a seu torcedor no campeonato. Os dois ultimos jogos fora de casa contra o Águia em Marabá e contra o Bacabal em Bacabal, deram a classificação ao Paysandu como segundo do grupo, visto que o Águia havia aplicado uma goleada de 3X0 no Palmas em Palmas, ficando com a primeira colocação do grupo.

Após terminar entre os 2 primeiros, obteve a vaga, considerada obrigatória pela torcida e pela tradição que o clube possui no cenário futebolístico nacional.

Logo na primeira partida em Belém, o Paysandu venceu o Picos pelo placar de 2X0, mostrando que o time piauiense não era nenhum "bicho de sete cabeças". Na sequência, o Paysandu foi a Marabá e perdeu pelo placar de 2x0 para o Águia, cheio de confiança por ter batido o Sampaio Correia em São Luis por 2X1, fazendo até a imprensa nacional reconhecer sua boa campanha. O Papão não se abalou com a derrota e em Belém, venceu o Sampaio Correia por 2X1, sendo beneficiado pela derrota do Águia para o Picos em Picos, pelo placar de 2X0.Assim, o Papão da Curuzu assumiu a liderança do grupo, porém perdendo gols impossíveis em São Luis, apenas empatou por 1X1 com o Sampaio Correia e perdeu a liderança com a vitória arrasadora em Marabá do Águia sobre Picos por 6X1.

Chegava então o jogo onde o Paysandu precisava apenas de uma vitória para alcançar a terceira fase. O adversário era nada mais, nada menos que o Águia cheio de confiança, pois precisava apenas de um empate para se classificar. Acontece que esse jogo era em Belém, onde o Paysandu estava imbativel e não deu outra: 3x2. Com esse resultado, o Paysandu se classificou para a Série C de 2009. No dia 06 de setembro de 2008 o Paysandu foi a Picos tentar vencer e conseguir o primeiro lugar no grupo, mas jogando péssimamente foi derrotado pelo placar de 3x0 pelo Picos e com o empate do Águia com o Sampaio Correia em Marabá, ficou em segundo no grupo. Agora os próximos objetivos do Paysandu são: Se classificar ao octagonal final e ficar entre os 4 primeiros para se classificar para a Série B de 2009, de preferência em primeiro, o que lhe dará o título da série C.

Começou a terceira fase com seu maior rival o Clube do Remo na quarta divisão (rebaixado). Primeiro jogo em Belém (Paysendu 2 x 1 Rio Branco), o segundo jogo foi contra ele, o Águia, carrasco bicolor, paysandu chegou a ficar na frente por 2 a 1 mais depois o técnico fez uma pessima substituição tirando o melhor em campo e botando um zagueiro, e ão podia dar em outra, o paysandu perdeu de 3 a 2. Chegando em Lucas do rio verde para o duelo contra o Luverdense o papão só precisava ganhar do modesto time para poder ficar tranquilo na competição. O Luverdense que não havia pontuado na competição conseguiu na sorte empatar com o paysandu pelo placar de 0 a 0. Chegando em Belém só precisando vencer seus jogos diantes de sua torcida. Com 4 pontos o paysandu se ganhasse seus jogos em Belém estava classificado, mas não foi o que aconteceu. Ganhou do Luverdense por 3 a 1 e jogou novamente com o Águia. O Paysandu empatou por 1 a 1 e agora tinha que pelo menos empatar em Rio Branco para se classificar, porém perdeu de 2 a 1, confirmando assim sua presença na Série C de 2009.

Títulos

Nacionais


  • Copa dos Campeões: 2002.
  • Campeonato Brasileiro - Série B: 2 vezes (1991 e 2001).

Regionais


  • Copa Norte: 2002.

Estaduais


  • Campeonato Paraense: 42 vezes (1920, 1921, 1922, 1923, 1927, 1928, 1929, 1931, 1932, 1934, 1939, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1956, 1957, 1959, 1961, 1962, 1963, 1965, 1966, 1967, 1969, 1971, 1972, 1976, 1980, 1981, 1982, 1984, 1985, 1987, 1992, 1998, 2000, 2001, 2002, 2005 e 2006).
  • Vice-Campeonato Paraense: 35 vezes (1914, 1915, 1917, 1918, 1919, 1924, 1925, 1926, 1930, 1936, 1937, 1941, 1948, 1949, 1952, 1954, 1955, 1960, 1968, 1970, 1973, 1974, 1975, 1977, 1978, 1979, 1988, 1989, 1990, 1993, 1994, 1995, 1997, 1999 e 2004).

Curiosidades

  • Paysandu Sport Club é o único time da região Norte do Brasil a disputar a Copa Libertadores da América, em 2003;
  • Único time do Norte brasileiro a figurar entre os melhores do mundo no Ranking de Clubes da FIFA;
  • Um dos poucos times do Brasil a vencer o Boca Juniors em La Bombonera, ato conquistado apenas pelo Grêmio de Gessy, o Santos de Pelé, o Cruzeiro de Ronaldo e o Internacional de Nilmar;
  • Hexacampeão Estadual de Basquete Masculino Adulto: 1985 a 1990;
  • Gol mais rápido do Mundo até então, em 1997, pelo Campeonato Paraense, marcado pelo atacante Vital;
  • Vitória por 3 x 0 sobre o temido time do Peñarol dos anos 60, que continha Ladislao Mazurkiewicz e Pedro Rocha. A equipe, base da Seleção Uruguaia, fazia uma turnê invicta pelo Brasil;
  • Primeiro pentacampeão paraense (1942, 1943, 1944, 1945 e 1947, pois não houve o campeonato de 1946).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails