domingo, 22 de fevereiro de 2009

Juninho Paulista - 36 anos

Osvaldo Giroldo Júnior, mais conhecido como Juninho ou Juninho Paulista (São Paulo, 22 de fevereiro de 1973), é um futebolista brasileiro, ex-São Paulo, Vasco, Flamengo e Palmeiras.
Meia habilidoso, Juninho integrou a Seleção Brasileira de 2002, pentacampeã mundial na Copa da Coréia-Japão.
Em 2008, segundo o jornal inglês "The Sun", Juninho foi considerado o melhor brasileiro com passagem pelo futebol inglês. Juninho atuou pelo Middlesbrough Football Club.

Carreira
Juninho começou sua carreira no futebol paulista, atuando pelo Ituano, quando ainda era um júnior.
Todavia, após chamar a atenção de Telê Santana, o jogador passou a vestir a camisa do São Paulo, clube que o projetaria tanto para o futebol nacional, quanto para o internacional.
Combinando velocidade e habilidade, o Juninho, de início de carreira no São Paulo, fazia fila nas zagas adversárias e, desta forma, transformou-se em um verdadeiro tormento para as torcidas adversárias.
Brilhou na conquista da Supercopa da Libertadores de 1993, quando o tricolor travou um emocionante duelo contra o Flamengo na final. Esteve presente na conquista do Mundial Interclubes no final daquela gloriosa temporada do São Paulo e firmou-se como um dos principais jogadores de criação do time paulista. No ano seguinte, o São Paulo tornar-se-ia o primeiro clube na história a disputar dois torneios oficiais no mesmo dia, e Juninho foi o único jogador a participar de ambas as partidas, marcando um gol contra o Sporting Cristal no primeiro jogo, que valeu pela Copa Conmebol. Nessa partida, atuou por 32 minutos, e depois atuou mais vinte contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.
Em 1995, vestindo a camisa da Seleção Brasileira, marcou um gol contra a Inglaterra, em uma partida amistosa realizada no famoso Estádio de Wembley. Logo em seguida, ainda naquele ano, foi contratado por um modesto clube inglês, o Middlesbrough.
Juninho ficou duas temporadas na Inglaterra e depois seguiu para o Atlético de Madrid.
Brilhando no futebol europeu, Juninho entrou, definitivamente, nos planos de Zagallo, técnico da Seleção Brasileira na época.
Participou das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando o Brasil conseguiu ficar apenas com a medalha de bronze e, dois anos mais tarde, certamente, teria sido convocado para Copa do Mundo de 1998, caso não tivesse sofrido, a quatro meses do início da competição, uma fratura no osso da perna, resultado de uma violenta entrada do zagueiro Míchel Salgado.
Em 1999, após o descenso do Atlético de Madrid para a Segunda Divisão, Juninho retornou ao Middlesbrough. Porém, já no ano seguinte, foi emprestado ao Vasco da Gama.
Foi durante esta época que passou a ser chamado de Juninho Paulista, uma vez que no Vasco já havia um Juninho, que passou a ser chamado de Juninho Pernambucano. Com o clube carioca, sagrou-se campeão da Copa João Havelange e da Copa Mercosul, jogando ao lado de craques como Romário, Viola, Euller e o já mencionado Juninho Pernambucano.
O bom entrosamento de Juninho com o time do Vasco, porém, não se repetiu em sua relação com a diretoria cruz-maltina. Insatisfeito com os constantes salários não pagos pelo clube, em 2002 Juninho acabou optando por trocar o Vasco pelo Flamengo. Embora sua fase no Flamengo não tenha sido das melhores, ainda assim foi convocado pelo técnico Luís Felipe Scolari para a disputa da Copa do Mundo de 2002.
Então, após quatro longos anos de espera, Juninho teve o gostinho de participar, ao lado de Cafú, Rivaldo e Ronaldo, da conquista do quinto título mundial para o Brasil.
Logo após a Copa, retornou ao Middlesbrough e participou da conquista da Copa da Liga Inglesa em 2004, o título mais expressivo na história do clube. Deixou o Middlesbrough dois anos depois, quando foi parar no Celtic, onde teve uma passagem sem muito brilho.
Desprestigiado no futebol inglês, Juninho acabou contratado pelo Palmeiras em meados de 2005. Sua chegada ao Palmeiras coincidiu com a arrancada do time no Brasileiro, resultando na classificação da equipe para a Libertadores da América do ano seguinte. Na época, Juninho recebeu a Bola de Prata, prêmio entregue pela revista Placar.
Revigorado, Juninho permaneceu mais uma temporada no Palmeiras, clube que o acolhera em um momento de dificuldade.
No início de 2007, aos 34 anos de idade, foi anunciado seu retorno ao Flamengo. No entanto, poucos meses após sua chegada na Gávea, o experiente jogador, vendo-se relegado ao banco de reservas, tomou uma atitude inédita em sua carreira, ao se indispor com o técnico Ney Franco durante o intervalo de uma partida válida pela Libertadores da América. Dois dias mais tarde, a diretoria do clube anunciou a rescisão de seu contrato.
Em 1 de agosto de 2007, após ficar alguns meses sem clube, Juninho foi anunciado como jogador do Sydney, mas oito meses depois o clube decidiu não renovar contrato com o jogador.

Prêmios
Bola de Prata: 2000 e 2005

Artilharia
Copa Conmebol: 1994

Títulos
São Paulo
Taça Libertadores da América: 1993
Supercopa Libertadores: 1993
Mundial Interclubes: 1993
Recopa Sul-Americana: 1994
Copa Conmebol: 1994
Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais: 1995
Vasco da Gama
Copa João Havelange: 2000
Copa Mercosul: 2000
Middlesbrough
Copa da Liga Inglesa: 2004
Flamengo
Campeonato Carioca: 2007
Seleção Brasileira
Medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta: 1996
Copa do Mundo: 2002

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails