quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Minha Coluna no blog Pitacos do Bodaum

Hoje estreei minha coluna no Blog Pitacos do Bodaum do amigo Danilo Damasceno confiram ae:
http://pitacosdobodaum.blogspot.com/2009/02/matematica-e-polemica-futebol-feminino.html

"Está de volta o quadro Matemática e Polêmica, onde postarei sobre assuntos polêmicos e curiosidades matemáticas a cada semana. Hoje é a estréia do quadro e vou falar sobre o futebol feminino no Brasil.

Quem pensa que o futebol feminino surgiu em 1996, com sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Atlanta, está muito enganado.
A primeira partida foi disputada em 1898, em Londres, entre Inglaterra e Escócia.
Já no Brasil, catarinenses e tremembeenses se enfrentaram em São Paulo em 1921.
Em 1964, o Conselho Nacional de Desportos proibiu a prática do futebol feminino no Brasil, decisão que só foi revogada em 1981.

Em 1996 o futebol feminino começou sua caminhada rumo ao sucesso com a inclusão no programa olímpico. O campeão foi o time da casa, Estados Unidos que venceu a China por 2x1 na final. O Brasil ficou em 4º lugar, assim como em Sidney, onde a Noruega levou o Ouro. Em 2003 as meninas do Brasil levaram o ouro no Pan Americano, começando a chegar nas decisões mais importantes.

Em 2004 em Atenas e 2008 em Pequim a história se repetiu, EUA e Brasil frente a frente, empate no tempo normal e vitória americana na prorrogação. Mas o jogo que mais agradou a torcida foi em casa, no Estádio do Maracanã, na final do Pan do Rio em 2007.

Mais uma vez brasileiras e americanas frente à frente, e uma estrondosa goleada por 5x0 comandada por Marta e companhia. Sem contar a final no Mundial de 2007 na China, não fomos campeões mas valeu a chegada até a final. Para complementar Marta foi a 3ª melhor do Mundo em 2004, a 2ª em 2005 e de 2006 pra cá é tricampeã do prêmio da FIFA, sem contar os dois terceiros lugares de Cristiane em 2007 e 2008.

O futebol feminino faz muito pelo Brasil, e o que o Brasil faz pelo Futebol Feminino?

Alguns estados realizam campeonatos estaduais com seus clubes, e desde 2007 a CBF realiza uma Copa do Brasil feminina, mas não satisfaz os desejos das jogadoras e dos dirigentes. O desejo das brasileiras seria uma Liga Nacional talvez nos moldes do Campeonato Brasileiro Masculino, a Copa do Brasil é um Campeonato para os bons times que jogam um número considerável de partidas, para quem é eliminado são apenas duas partidas. O atual campeão é o Santos FC que venceu o Sport na final. Em 2007 o campeão foi o Mato Grosso do Sul FC / Saad Esporte Clube.

Em 2009 os Estados Unidos montou uma grande Liga, que deve contar com as melhores do Mundo. Ficamos a espera de melhoras no Brasil."

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto Sobis, é uma questão que deveria ser pauta no governo que tinha que obter recursos e fazer um campeonato digno para as mulheres que tanto fazem pelo futebol, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails