quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quanto vale o seu clube?

A Comissão de Valores Patrimonial do Brasil (CVPB) publicou um estudo avaliando a marca de doze dos maiores clubes do país. Os critérios analisados levaram em consideração o valor de mercado dos imóveis e bens que os clubes possuem, além de dados financeiros e as receitas geradas pelos clubes entre 2003 e 2009.
 
O mais interessante é que o estudo levou em conta também o perfil e hábitos dos torcedores, dados de marketing e publicidade, estádios, arrecadação, sede social, estádio, CT, clubes de campo, bem como a importância dos times nas mídias. Resumindo, é um estudo que une o patrimônio e o valor da marca de cada clube.

Para fazer esse balanço do valor patrimonial de cada clube, foi levado em consideração o tamanho do terreno, as obras feitas no local e o valor de mercado do metro quadrado em cada região.Sem dúvida este é um dos estudos mais importantes feitos nos últimos anos a respeito do futebol brasileiro e deverá servir de base para que os clubes tracem suas metas para 2014.
Os possíveis patrocinadores também deverão levar em conta estas análises para saber se o dinheiro investido em determinado clube é coerente com sua capacidade de exposição e valorização de uma marca.

Para traçar um perfil dos torcedores, entrevistaram 12.149 pessoas em todo Brasil, a partir dos 10 anos de idade, e os clubes de maiores torcidas são:

 
1º Flamengo 16,6%, 2º Corinthians 12,7%, 3º São Paulo 9,2%, 4º Palmeiras 8,4%, 5º Vasco da Gama 4,8%, 6º Cruzeiro 3,9%, 7º Grêmio 3,8%, 8º Internacional 3,5%, 9º Santos 2,7%, 10º Atlético Mineiro 2,3%, 11º Botafogo 1,8% e 12º Fluminense 1,7%.
 
Alguns clubes obtiveram mais de1% das preferências como Bahia 1,5%, Sport 1,3% e Vitória 1,0%. Já 22% dos brasileiros não tem clube preferido e 2,8% são torcedores de outros clubes.

Com a somatória de todos esses valores, a CVPB chegou a um valor de mercado aproximado de cada instituição, somando o patrimônio com o valor da marca, e o ranking ficou da seguinte forma:


1º Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) – R$ 1,421 bilhãoPatrimônio: Estádio Palestra Itália e clube social no bairro das Perdizes que ocupa uma área de mais de 100 mil m² (530 milhões); CT na Barra Funda com 55 mil m² (182 milhões); clube de campo em Parelheiros com 138 mil m² (97 milhões); CT Academia de futebol II em Guarulhos com 190mil m² (86 milhões). Com esses bens o clube alcança 895 milhões.

Esse valor deve aumentará consideravelmente, pois será gasto mais de 300 milhões de reais na Arena Palestra Itália, além de 30 milhões que custará o CT de excelência que será construído na cidade de São Roque em uma área de 65 mil m².
Valor da marca: 526 milhões


2º São Paulo Futebol Clube (SP) – R$ 1,373 bilhãoPatrimônio: Estádio do Morumbi e clube social no bairro do Morumbi que ocupa uma área de 150 mil m² (585 milhões); CT na Barra Funda com 45 mil m² (147 milhões); CT em Cotia com 220 mil m² (65 milhões). Total de 797 milhões.


Caso o Morumbi seja confirmado com uma das sedes da Copa 2014, o patrimônio Tricolor poderá aumentar em até 400 milhões.
-Valor da marca: 576 milhões


3º Clube de Regatas do Flamengo – R$ 1,205 bilhãoPatrimônio: Estádio da Gávea e clube social em uma área de 73 mil m² (584 milhões).
Valor da marca: 629 milhões


4º Sport Club Corinthians Paulista (SP) – R$ 949 milhõesPatrimônio: Parque São Jorge e clube social em uma área de aproximadamente 60 mil m² (192 milhões); CT em Itaquera com uma área de 220 mil m² (79 milhões); Terreno no Parque Ecológico com área de 201 mil m² (81 milhões). Total de 352 milhões.
Valor de marca: 597 milhões


5º Sport Club Internacional (RS) – R$ 672 milhõesPatrimônio: Complexo do Beira-Rio em uma área de 210 mil m² além entre outros bens. Valor total de 420 milhões.
Com a reforma no Beira-Rio visando a Copa 2014 esse patrimônio aumentará em até 150 milhões.
Valor da marca: 252 milhões


6º Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (RS) – R$ 633 milhõesPatrimônio: Estádio Olímpico em uma área de 56 mil m²; Sede em Eldorado do Sul; sede recreativa Ilha Grande dos Marinheiros; Parque Cristal com 70 mil m²; Ginásio David Gusmão. Total de 365 milhões
Valor da marca: 268 milhões


7º Cruzeiro Esporte Clube (MG) – R$ 510 milhõesPatrimônio: Toca da Raposa I e II; sede administrativa; sede campestre; sede urbana. Valor total de 339 milhões.
Valor da marca: 171 milhões


8º Club de Regatas Vasco da Gama (RJ) – R$ 465 milhõesPatrimônio: Estádio São Januário e sede social em uma área de 66 mil m² (231 milhões); sede náutica da lagoa; sede do Calabouço; sede em Duque de Caxias. Total de 268 milhões
Valor da marca: 197 milhões


9º Clube Atlético Mineiro (MG) – R$ 397 milhõesPatrimônio: Cidade do Galo; Diamond Mall; Labareda; Loja do Galo; sede de Lourdes; Vila Olímpica. Total de 255 milhões
Valor da Marca: 142 milhões


10º Santos Futebol Clube (SP) – R$ 384 milhõesPatrimônio: Estádio Vila Belmiro com 16,5 mil m² (115 milhões); CT Rei Pelé com 40 mil m² (82 milhões). Total de 197 milhões
Valor da marca: 187 milhões


11º Fluminense Football Club (RJ) – R$ 339 milhõesPatrimônio: Sede das Laranjeiras; CT de Xerém. Valor de 175 milhões.
Valor da marca: 164 milhões


12º Botafogo de Futebol e Regatas (RJ) – R$ 315 milhõesPatrimônio: sede em General Severiano; CT João Saldanha. Total de 147 milhões
Valor da marca: 168 milhões


Os dozes clubes analisados valem, juntos, R$ 8,663 bilhões e o estudo aponta que até a Copa de 2014 estes valores possam aumentar em mais de 50%.

2 comentários:

Cleber Soares disse...

e ai Danziato, blz.
muito bom este estudo, mas ainda os clubes brasileiros estão engatinhando em realção ao uso do marketing, mas devagar estamos aprendendo. Tbm acredito que se fizerem outro estudo desses daqui a 5 anos com certezas esses números serão bem maiores.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Patryck Leal disse...

Cara eu sigo seu blog, siga o meu tambe: http://fcgols.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails