domingo, 12 de dezembro de 2010

Firula: futebol arte ou falta de respeito?

Ah, já se foi aquela época em que os amantes desse belo esporte chamado futebol viam uma partida na qual os times se formavam com 5 atacantes. A cada ano, a cada década que foi se passando, o Futebol Arte vinha sendo colocado para escanteio, e cada vez mais o ato de se defender, priorizando sempre o físico.

Dessa forma que o Futebol está ficando cada vez mais sem a cara do verdadeiro Futebol, que espera-se ainda um dia talvez ser visto novamente como antes. Mas de vez em quando aparecem alguns revolucionários nesse cenário futebolístico e voltam dar a alegria ao torcedor. Não como antigamente, que podia-se aparar a bola, levantar a cabeça, enxergar bem o jogo, e fazer algum movimento. Esse tipo de futebol já está extinto há um bom tempo, e creio eu que muito dificilmente voltará.

Desta vez os personagens que estão roubando a cena são aqueles que demonstram habilidade, ao fazerem diversos malabarismos com a bola. Na maioria das vezes, um estilo de jogo do próprio jogador, na tentativa de ludibriar, no futebolês driblar o adversário: o Futebol Arte em outra forma de exibição. Já com algumas excessões, que atualmente acabam não sendo mas excessões e, sim, grande maioria, usam a arte da "firula" para expressar até mesmo uma falta de respeito e consideração pelo adversário, sendo executada de uma forma exagerada e desnecessária.

No contexto, podemos denominar a chamada firula do surgimento do Novo Futebol Arte. A firula, independente da intenção do jogador, de menosprezar o adversário ou de jogar seu jogo no seu estilo, não pode ser banida do Futebol. É por causa dela que somos Pentacampeões Mundiais. É ela que caracteriza ao extremo o futebol brasileiro. Se nunca mais executada nos campos brasileiros, estaremos tirando um pedaço de nosso passado, de nossa história repleta de glórias. Por isso, que diga-se de passagem, na Copa do Mundo de 2002, nos treinos da Seleção os jornalistas japoneses ficam com os olhos cheio de brilho quando viam Ronaldinho Gaúcho e Denílson fazendo malabarismos com a bola!

Esse é o nosso coração. Se não mais existir a firula, o Futebol Brasileiro pára: dumdumdum...dumdum...dum...................................................................................

Um comentário:

Luís Felipe Barreiros disse...

Texto perfeito!

O futebol arte é uma coisa necessária, mas, não vista.

Quando teremos outro Gérson? Outro Rivelino?

Abração e hoje é dia de entrevista exclusiva no blog,

Luís - @luisfbarreiros
porforadogramado.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails