segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fora dos holofotes

Vivendo as vésperas da Copa do Mundo, só se fala na preparação das seleções classificadas, muitas estão recebendo seus atletas e partindo para sua jornada no Brasil. Em contrapartida temos aquelas equipes que não conseguiram vaga e seguem disputando amistosos pelo mundo afora.

Aviva Stadium em Dublin, Irlanda
Neste domingo nosso amigo Mario Henrique Alves Lima teve a oportunidade de acompanhar uma destas partidas, na cidade de Dublin, capital da Irlanda, onde está fazendo intercâmbio, a seleção nacional da Irlanda enfrentando a seleção da Turquia. Ambas tiveram poucas participações em Copas do Mundo, sendo 3 para a Irlanda(1990, 1994 e 2002) e 2 para a Turquia(1954 e 2002), que nesta última participação conseguiu chegar a semifinal sendo eliminada pelo Brasil por 1x0. A Irlanda esteve perto de se classificar para a Copa de 2010, mas foi eliminada pela França na repescagem com gol após passe de mão de Thierry Henry.

Para 2014, ambas as equipes ficaram na quarta colocação de seus grupos, a Irlanda atrás de Alemanha, Suécia e Áustria, a Turquia atrás de Holanda, Romênia e Hungria. Confira a história narrada na íntegra pelo nosso amigo Mario:


Provavelmente você já deve ter ouvido falar da Irlanda, aquela pequena ilha no Atlântico dividida em República da Irlanda e Irlanda do Norte ao lado da Inglaterra, seja por causa da cerveja, U2, trevo de 4 folhas ou até mesmo por causa do dia de São Patrício mas e da sua seleção de futebol? Apesar de não ser uma potência futebolística como a ilha vizinha, a Inglaterra, a seleção irlandesa tem alguns feitos históricos como: chegou as quartas-de-final da Copa de 90 sendo eliminada pela Itália. Naquela ocasião, terminara o Mundial em 8° lugar.

Curiosamente, foi a única seleção a chegar as quartas de finais de uma edição de Copa do Mundo, sem ter vencido nenhuma partida. E por uma vitória que vai além das quatro linhas, 1x0 na Inglaterra (rival política e histórica por causa de inúmeros casos de violência britânica na Ilha Esmeralda, até por isso o grupo rebelde IRA teve sua origem) pela Eurocopa de 88, onde acabou eliminada ainda na primeira fase perdendo seus jogos para a União Soviética e para a Holanda, o que pouco importou após a histórica vitória.

Mais recentemente a seleção irlandesa de futebol ainda classificou-se para a Copa de 2002 e mais do que isso, passou para a segunda fase onde foi eliminada nos pênaltis contra a Espanha. A seleção também esteve a um passo (ou uma mão?) de se classificar para a Copa do Mundo de 2010, mas um passe de mão de Thierry Henry acabou com o sonho irlandês de ir a mais um mundial e acabou eliminada para a França na repescagem.
Lance polêmico de Thierry Henry

Outro fato histórico curioso é que foi o irlandês Roy Keane, capitão do Manchester United entre 1997 e 2005, um dos jogadores que ganhou mais títulos na história no futebol inglês, quem fez o gol do primeiro título mundial do Manchester United, em 1999, contra o Palmeiras.

O futebol não é a paixão nacional por aqui na Ilha Esmeralda, mesmo assim não pude perder a oportunidade de como bom brasileiro ir ao Aviva Stadium em Dublin, que foi palco da final da Europa League de 2010/11, disputada entre o FC Porto e o SC Braga, sendo a primeira final europeia entre clubes portugueses, em 18 de Maio de 2011. O Porto acabou vencendo por 1 a 0 com gol do colombiano Falcão.

A Irlanda enfrentou a seleção da Turquia, que foi semifinalista da Copa de 2002, apenas eliminada por um gol de bico de Ronaldo, neste domingo dia 25 de maio. Longe da badalação dos amistosos preparatórios para a Copa de 2014 o jogo não foi um espetáculo, ainda mais com o tradicional clima irlandês frio e chuvoso para jogar contra, apesar do Aviva apresentar um gramado excelente e um conforto de invejar as arenas do país do futebol.

O jogo acabou com vitória da seleção turca, o que não foi nenhuma surpresa, tendo em vista que todos os meus amigos irlandeses apostavam em derrota da Irlanda antes da partida.

O jogo começou truncado, com maior posse de bola da seleção local que estava desfalcada do seu principal jogador, Robbie Keane, que é companheiro do brasileiro Juninho e do americano Landon Donovan no Los Angeles Galaxy dos Estados Unidos. A posse de bola não possibilitou o gol irlandês, muito pelo contrário, acabou resultando em um gol de cabeça do turco Ahmet Ozek. No segundo tempo, a Turquia ampliou o marcador para quase sacramentar a vitória após belo passe de Ozyakup para o gol de Camdal. Uma breve reação irlandesa ainda resultou no gol de Walters, do Stoke City da Inglaterra, após belo lançamento de Wes Hoolaham, do Norwich City.

Apesar da derrota, o programa de domingo a tarde em Dublin foi pra lá de agradável e que venham mais jogos da seleção Irlandesa para matar a saudades do futebol brasileiro.

Veja os gols do jogo:

 

Após esse jogo a seleção Irlandesa segue para uma série de amistosos nos Estados Unidos contra a seleção da Itália, Costa Rica e Portugal, todas equipes que estarão na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.


Mario Henrique Alves Lima, também conhecido como Bizão, é natural de Laranjal Paulista-SP, são-paulino, cursa Química na Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba-SP. É mais um maníaco do futebol e fã de Iron Maiden nas horas vagas. 

Um comentário:

replicas relogios disse...

REPLICAS DE RELOGIOS RJ

Em nossas lojas de replicas de relogios temos disponíveis replicas de relógios masculinos, relógios femininos, relógios importados e de muitas outras categorias, compre agora em uma de nossas lojas e tenha certeza de ter comprado uma réplica de relógio de ótima qualidade e idêntica a original.

Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

telas mosquiteiras , telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.



VIP SERVIÇOS

Se você procura eletricista instalador, conversão de tomadas, instalação de lustres e luminárias você encontrou a solução: VIP Serviços Residenciais, uma empresa do Grupo VIP, sinônimo de qualidade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails