terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Homenagem a Carlos Eugênio Simon

Carlos Eugênio Simon (Braga, 3 de setembro de 1965) foi um árbitro de futebol e jornalista brasileiro, é considerado um dos maiores árbitros brasileiro, de todos os tempos.

Neste final de ano de 2010, Simon encerra sua carreira de árbitro, devido ter a idade máxima de 45 para arbitrar. Sem dúvida nenhuma foi um grande exemplo do futebol brasileiro, marcado tanto por bons quanto por maus momentos. Não estou aqui para julgar a competência de Simon, mas um árbitro chegar ao seu último ano de arbirtragem podendo ser árbitro FIFA, é por merecer.

Parabéns Carlos Eugênio Simon!

Simon sai das quatro linhas, mas não sai totalmente de cena. No ramo do futebol, muito se especula que tenha um contrato com a TV Bandeirantes para ser analista de arbitragem em 2011, já que Godoi, que executava esse cago, foi demitido.

Carreira

Jornalista formado pela PUC-RS com pós-gradução em Ciência do Esporte (especialização em futebol). É também primo em primeiro grau do tenista profissional Marcos Daniel. Em 2004 lançou o livro "Na Diagonal do Campo", Editora Unisinos, sobre regras do jogo de futebol e rotina de um árbitro.
Árbitro da CBF em 1993 e FIFA em 1997, participou dos Jogos Olímpicos de Atenas 2000, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2002, 2006 e 2010; Copa Libertadores da América de 2000 até o presente.
Arbitrou as finais do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1998, 1999, 2001, 2002 e 2010; Copa do Brasil de Futebol de 2000, 2003, 2004, 2006 e 2010; e Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2002. Sua última partida foi na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010, no jogo Fluminense x Guarani, jogo válido pela 38º rodada.

Copa do Mundo

Participou da Copa do Mundo FIFA de 2002 arbitrando duas partidas, ambas da primeira fase: Inglaterra 1x1 Suécia e México 1x1 Itália. Na Copa de 2006 atuou em Itália 2x0 Gana - 1a.fase, Espanha 3x1 Tunísia - 1a.fase e Alemanha 2x0 Suécia nas oitavas-de- final.
Selecionado para participar da Copa do Mundo FIFA 2010, juntamente com os assistentes e compatriotas Altemir Hausmann e Roberto Braatz, apitou apenas dois jogos na África do Sul (Inglaterra X EUA e Alemanha X Gana). No entanto não foi relacionado na lista final dos árbitros que poderiam ser escolhidos para as semifinais e finais do mundial. A Copa do Mundo foi seu último torneio oficial, já que atingiu o limite de idade de 45 anos, o que o obriga a aposentadoria.

Afastamentos

Carlos Simon foi afastado pela CBF em 2007 ao não marcar um pênalti em um jogo pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. Simon voltou a ser afastado pela CBF no fim da temporada de 2009 do Campeonato Brasileiro sob a alegação de ter cometido uma série de erros de arbitragem durante o campeonato e, em particular, de ter anulado um gol do Palmeiras contra o Fluminense.

Às vésperas da Copa do Mundo de 2010, reportagens na imprensa britânica demostraram preocupação com o fato de Simon dirigir a partida de estreia da Inglaterra na Copa, contra os Estados Unidos, dado o histórico de afastamentos.

4 comentários:

Saulo disse...

Ele teve momentos ruins e bons. Isso a maioria dos árbitros tem.

Só de ser um árbitro da FIFA é um privilégio para qualquer um.

Eu considero ele um bom árbitro.

Jhennifer Fraga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jhennifer Fraga disse...

O Simon é um bom árbitro,teve atuações na copa do mundo,deveria ter ganho como melhor árbitro do campeonato brasileiro.

abraços!

fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com

Anônimo disse...

Simon foi um grande árbitro!

destaquesfutebol.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails