sábado, 30 de outubro de 2010

Especial: Diego Maradona 50 anos

Diego Armando Maradona (Lanús, 30 de outubro de 1960), celebrizou-se como um dos maiores, mais famosos e mais polêmicos jogadores do século XX. Reunia inteligência, gana e um talento monstruoso, com dribles, habilidade para mudar drasticamente sua velocidade e dar giros surpreendentes. Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade em seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele. Realmente, que por mais que consideremos Pelé o Rei do Futebol, temos que admitir que Maradona foi o Melhor Jogador do Mundo.... canhoto!

Seu maior momento foi na Copa do Mundo de 1986, que na opinião popular foi ganha inteiramente por El Pibe de Oro, outra de suas muitas alcunhas. Internacionalmente, Maradona também consagrou-se como herói da equipe italiana do Napoli, um clube que, embora tradicional, estava entre os pequenos do país. Com El Diez, o Napoli viveu momentos de glória no final da década de 1980, ganhando seus dois únicos títulos no campeonato italiano e lutando de igual para igual com as maiores equipes do país.

A carreira de Maradona, porém, foi cercada de controvérsias, que não se limitaram aos gramados. As maiores delas foram relacionadas ao seu envolvimento com drogas, um vício que acabou por arruiná-lo nos gramados e que por algum tempo o deformou fisicamente. Teve também dois filhos fora do casamento que não reconheceu como seus. E rotineiramente faz declarações contra os bastidores da FIFA,principalmente aos dirigentes João Havelange, Sepp Blatter, Michel Platini, Franz Beckenbauer, além de Pelé, e também tem um histórico de atritos com imprensas, incluindo a de seu próprio país.

Já não basta a discussão de quem foi melhor: Pelé ou Maradona, seria uma competição fora dos gramados? Sim, pois Pelé apagou as velinhas no dia 23 de Outubro, justamente uma semana antes da vez de Diego Maradona.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails