sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Especial: 70 anos de Pelé

                   70 ANOS DO REI PELÉ                                       

No dia 23 de outubro de 1940, nascia um Rei, um Rei do futebol, que ficaria eternizado história com o seu dom de jogar futebol: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Filho de dona Celeste Arantes e de João Ramos do Nascimento, em 1945 , mudou-se com a família para Bauru-SP.

Hoje o Rei Pelé completará 70 anos de puras glórias em sua vida. Aclamado como o melhor do mundo em todo o Brasil, este é um dia que tem que ser comemorado por toda nossa população. Setenta anos atrás, nascia um mestre da bola. Se não fosse ele não seriamos o país consagrado que somos hoje no futebol.

A ALCUNHA "PELÉ"


Quando era criança não conseguia viver sem a bola de futebol, já mostrando seu interesse em se profisionalizar no futuro. Não começou jogando de meio-campista, nem de atacante. Despontou como goleiro. Em 1943 o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço, e Pelé, ainda pequeno, se impressionava com as defesas do goleiro da equipe do pai e gritava: "Defende Bilé". As pessoas próximas começaram a chamá-lo de "Bilé". Como várias crianças colegas de Edson tinham um certa dificuldade em pronunciar "Bilé", com o tempo o apelido virou "Pelé".

O GOL MAIS BONITO



O GOL QUE NÃO FEZ




O GOL QUE QUERIA TER FEITO

Em homenagem ao Rei, foi feita uma curta metragem, justamente em seu mês de aniversário, outubro. Este mostra Pelé marcando seu último gol de número 1.284 pela Seleção Brasileira, como gostaria de ter feito.



DESPEDIDA DOS GRAMADOS:

A última Copa do Mundo que jogou foi em 1970, na qual fazia parte da Seleção Canarinho e conquistou o tricampeonato mundial. Como jogador do Santos se despediu em 1974 (vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta) e do New York Cosmos (1977, jogando um tempo em cada equipe, marcando um gol pelo time nova-iorquino que venceu o Santos por 2 a 1).

Antes do seu último jogo, houve uma festa com direito a participação de Mohamed Ali, na qual Pelé daria seu grito repetido por milhares de pessoas: "LOVE! LOVE! LOVE!".



O MILÉSIMO GOL

Em uma enorme expectativa para o seu milésimo gol, ele aconteceu justamente contra o Vasco, o time de infância de Pelé. Foi marcado em 19 de novembro de 1969, às 23h11, Vasco 1 x 2 Santos, com 65.157 pagantes, no estádio do Maracanã

A partida era valida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Aos 33 minutos do segundo tempo o zagueiro do Vasco Renê cometeu pênalti. Pelé cobrou com pé direito no canto esquerdo do goleiro Andrada, que se esforçou, mas não conseguiu defender o pênalti. O goleiro vascaíno não queria de jeito nenhum sofrer gol de Pelé pois achava que deixaria de ser conhecido como bom goleiro e passaria a ser lembrado somente como o goleiro do milésimo gol.

Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Pelé vestiu uma camisa do Santos de número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã.

Não só em meu nome, Carlos Danziato Junior, todos nós do Gol de Placa, Gu Gaspar, Luis Bruno, Carlos Danziato Junior e o Profº Willian Cardoso, parabenizamos Pelé por mais uma de várias conquista em sua vida.

O seu futebol foi um colírio para os olhos de milhões, mas não só isso. Muito mais que hábil, Pelé sempre foi uma pessoa muito humilde. Mesmo quando estava no auge de sua carreira, o sucesso não lhe subiu até a cabeça. Nestes 70 anos, a humildade foi quem guiou Pelé durante toda sua vida.

PARABÉNS PELÉ!!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails