quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rússia 2018 e Catar 2022

Hoje, foi anunciado pela FIFA em Zurique, os países sedes das Copas de 2018 e 2022. Como já está no post passado, que publiquei em segunda mão, a Copa de 2018 será na Rússia e a de 2022 será no Catar.

Antes de falar um pouco sobre cada um dos futuros países sedes da Copa do Mundo da FIFA, gostaria de salientar a importância que esses Mundiais terão, refletindo nas globalização do futebol. Surgem novas potências nesse mundo, e graças a FIFA, juntamente com o seu Comitê Executivo, essa oportunidade esta sendo dada a esses países, abrindo ainda mais o leque do Futebol Mundial. Não só por isso que Rússia e Catar foram os escolhidos da vez, mas também pela suas propostas, cujos planejamentos agradaram a maioria.

RÚSSIA 2018:


A
Rússia anunciou o seu interesse em organizar um Mundial no início do ano de 2009 e conseguiu submeter o seu pedido a tempo. De acordo com o governo federal da Rússia, o país está disponível a gastar mais de 10 bilhões de dólares americanos para ajudar a organizar o campeonato.

Projeto de estádio da Rússia com capacidade para 43mil
pessoas para a Copa de 2022
Catorze cidades estão incluidas na candidatura e estão divididas em quatro clusters: a parte norte cetralizada em São Petersburgo, a parte central centralizada em Moscovo, a parte sul centralizada em Sóchi e a parte do rio Volga. Apenas uma cidade estará na Rússia asiática: Ecaterimburgo. As outras cidades serão, Kaliningrado, Rostov, Iaroslavl, Nijni Novgorod, Cazã, Saransk, Samara, Sóchi e Volgogrado. O país não possui um estádio com mínimo capacidade para 80.000 pessoas, mas o Estádio Lujniki (antigo Estádio Lênin) em Moscovo, considerado um estádio de elite pela UEFA, tem uma capacidade para 78 mil pessoas e pode ser facilmente ampliado para atingir tal número, de acordo com o prefeito da cidade. Um aspecto positivo desta candidatura são as infraestruturas que estarão disponíveis após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e a Universíada de Verão de 2013.


CATAR 2022:


O Catar, país situado no Médio Oriente, decidiu apresentar a sua candidatura para o ano de 2022. E com apenas 1,6 milhões de habitantes, o país será o primeiro da Liga Árabe a receber tal competição, tentando aproximar os mundos ocidentais e orientais.


Projeto de estádio para o porto de Doha, no Catar, para 2022
Uma das preocupações desta candidatura são as temperaturas muito elevadas que se registam naquele país. Os Campeonatos Mundiais sempre se realizaram nos intervalos das ligas europeias, Junho e Julho. Naquele período de tempo, as temperaturas no Catar ultrapassam facilmente os 40 °C, nunca baixando para menos de 30 °C. O Sheikh Mohammed bin Hamad bin Khalifa al-Thani, o presidente responsável pela candidatura de 2022 afirmou que está em curso a introdução de uma tecnologia dentro dos estádios de modo a coneguir
baixar as temperaturas em cerca de 20 °C.

O presidente da FIFA admitiu apoiar a ideia de um país daquela região em receber um Campeonato do Mundo de Futebol. Afirma que o Médio Oriente merece receber tal competição, pois em 22 países daquela região, nenhum teve a real oportunidade de receber um torneio dessa envergadura, senão o Catar. Blatter ainda afrima que ficou surpreendido com a evolução desta candidatura e reteirou que o país já mostrou ser capaz de organizar tal competição, aquando dos Jogos Asiáticos de 2006.

Os elogios de Blatter não foram à toa...

7 comentários:

Saulo disse...

Surpreendeu muita gente nessas escolhas, mas até q gostei principalmente para a Rússia para o futebol russo voltar a ser forte como antes.

O Qatar deixa a gente com a boca aberta através do luxo q eles vivem. A tecnologia e etc.

Anônimo disse...

Nam, fiquei triste! Esperava que Portugal/Espanha tivessem sido escolhidas.

destaquesfutebol.blogspot.com

- disse...

A Rússia era favorita para 2018 e confirmou o favoritismo . Para 2022 os Eua eram favoritos mas perdeu para a Qatar que não é nenhuma surpresa.

Abraços!
http://saopauloblognews.blogspot.com/

Luís Felipe Barreiros disse...

Gabriel falou tudo. Acredito em uma boa Copa no Catar, enquanto a Rússia, ainda tem muito que me convencer.

Abração e tem intrevista exclusiva no blog!

Espero você lá,

Luís
porforadogramado.blogspot.com

Opinião do Carvalho disse...

Tem uma homenagenzinha ao seu blog lá no "Opinião".
Abração..

Anônimo disse...

Mas que coisa !!Na Russia ta tudo congelado e no Qatar é 40ºC todo dia...
Achei uma otima escolha!!
A unica coisa que a gente não sabe é se vai estar vivo para assistir essas Copas...

http://fiel-zao.blogspot.com/

- disse...

Eae Danziato beleza ?. To aqui pra te avisar que indiquei teu blog ao prêmio blogueiro show 2010 (dá uma conferida pra vê se você já não recebeu o prêmio).

Abração e parabéns!

Sucesso!

http://saopauloblognews.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails