sábado, 17 de julho de 2010

Especial: 16 anos do Tetra

Extamente há 16 anos o Brasil se tornava tetracampeão mundial. Um 17 de Julho que marcou a vida de muitos brasileiros de norte a sul. Em um período de seca de um título mundial, após 24 anos subiriamos ao lugar mais alto do pódio e levariamos o caneco... era a seleção de Parreira, que não inspirava tanto como a de 70, porém com um futebol pragmático conseguiram ser o Nº 1 do mundo novamente.

A final, entre Brasil e Itália, entrou para a história por dois motivos: Primeiro, pelo surgimento da primeira seleção tetracampeã mundial (ambos os países já tinham ganho três mundiais), então uma delas sairia tetracampeã; segundo, porque foi a primeira vez que a final de uma Copa do Mundo foi decidida nos penaltis. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A vitória do Brasil veio após uma defesa do goleiro Taffarel e um chute para fora dos italianos Roberto Baggio e Franco Baresi . O Brasil voltava a levantar o caneco após um período de 24 anos. O grande destaque da Copa foi o "baixinho" Romário, que com seus cinco gols e assistências magnificas, foi o protagonista brasileiro na Copa. Para confirmar esta sua boa fase, ganhou o prêmio de Melhor Jogador da FIFA na Copa do Mundo 1994.

O povo brasileiro ainda de luto, devido a morte de Ayrton Senna, dois meses antes, justamente na Itália, não estava em clima de festa, porém com o título os jogadores resolveram homenagear Senna. A homenagem veio no cartaz que dizia: "Senna, Aceleramos Juntos. O Tetra é Nosso".


É claro, que nessa Copa do Mundo não faltou homenagens, como a de Senna... e também a de Bebeto, que ao fazer um dos 3 gols do Brasil contra a Holanda nas quartas de final, comemorou juntou com seus companheiros com o famoso "embala neném" em uma homenagem ao seu filho Mattheus, que havia nascido dois dias antes.
Na final o Brasil entrou em campo com: Taffarel; Branco, Aldair, Márcio Santos e Jorginho; Dunga (C), Mauro Silva, Zinho e Mazinho; Romário e Bebeto. Na decisão da Copa, popularizou-se uma frase dita por Galvão Bueno na transmissão da Globo, pondo confiança no goleiro brasileiro: Vai que é tua, Taffarel!!!

Veja a campanha da seleção canarinho na Copa dos EUA 1994:

FASE DE GRUPOS:
BRASIL 2 x 0 RÚSSIA
BRASIL 3 x 0 CAMARÕES
BRASIL 1 x 1 SUÉCIA
BRASIL 1 x 0 EUA - OITAVAS DE FINAL
HOLANDA 2 x 3 BRASIL - QUARTAS DE FINAL
BRASIL 1 x 0 SUÉCIA - SEMI FINAL
BRASIL 0 x 0 ITÁLIA (3 - 2 Penaltis) - FINAL

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails