quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Amor ao Futebol

Para ser um jogador de futebol precisa muito mais que talento, capacidade, agilidade, malandragem, logicamente que tudo isso ajuda e muito, mas principalmente precisa de um "padrinho" bem forte no ramo do futebol, os chamados "empresários".

Hoje o futebol se resume a dinheiro, quem paga mais leva, como por exemplo o caso Ronaldo Gaúcho, mas venho aqui abertamente falar que futebol não é dinheiro não, futebol é alegria, futebol é raça, futebol é acima de tudo amor pela profissão, dinheiro é bom, mas não é tudo minha gente.

Hoje o empresário quer dinheiro, não pensa no seu cliente, ele pensa apenas em si mesmo. Lógico que existe um pessoal que faz isso porque gosta, que quer ver a pessoa feliz, mas tem outros que só ajudam a pessoa em troca de dinheiro, de uma parte do que ela vai ganhar, da transferência, essas coisas.

Rogério Ceni e Pelé são dois exemplos de amor pelo time. Rogério está no Tricolor Paulista a quase 20 anos e Pelé que jogou muito tempo no Santos, com uma passagem rápida pelos Estados Unidos. Esses dois amam os seus clubes, não trocam eles por dinheiro. Pelé é santista, mas mais que isso, ele não torce apenas para o Santos, ele torce pelo futebol brasileiro, como muitos atletas e dirigentes de clubes deviam fazer, mas deixam o amor de lado.

Futebol alegre que diverte até mesmo o torcedor rival do time. Esse eu dou como exemplo Manoel dos Santos, o Mané Garrincha, que quando jogava pelo Botafogo divertia até mesmo a torcida oposta e ninguém na história do futebol é tão amado por todas as torcidas no Rio de Janeiro como ele foi. No começo ele nem poderia andar, mas superou isso e virou um dos maiores jogadores do mundo. Mesmo sendo alcoólatra, não indo nos treino, no jogo ele entortava o time adversário e fazia o futebol alegre que todos gostam, mesmo quem não torcia para o Botafogo, ia no estádio para prestigia-lo. Garrincha nunca jogou por dinheiro, ele jogava por amor.

Isso é o que falta hoje, futebol por amor, que praticamente não existe mais, agora é futebol e rendimento por dinheiro, se o dinheiro atrasar joga mal, se o dinheiro tiver na conta, joga razoável.

Eu torço para o São Paulo Futebol Clube, só que mais ainda para o futebol alegre e bonito, o futebol praticado por amor a camisa, por amor ao país e não pelo dinheiro, que é o grande mal da sociedade em geral e não só esportiva.

Frase para pensa: " O futuro tem muitos nomes. Para os incapazes o inalcançável. Para os medrosos o desconhecido. Para os valentes a oportunidade. Seja qual for o nome do seu futuro, não pense em temporadas... Pense em fazer história."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails