Ah, já se foi aquela época em que os amantes desse belo esporte chamado futebol viam uma partida na qual os times se formavam com 5 atacantes. A cada ano, a cada década que foi se passando, o Futebol Arte vinha sendo colocado para escanteio, e cada vez mais o ato de se defender, priorizando sempre o físico.
Dessa forma que o Futebol está ficando cada vez mais sem a cara do verdadeiro Futebol, que espera-se ainda um dia talvez ser visto novamente como antes. Mas de vez em quando aparecem alguns revolucionários nesse cenário futebolístico e voltam dar a alegria ao torcedor. Não como antigamente, que podia-se aparar a bola, levantar a cabeça, enxergar bem o jogo, e fazer algum movimento. Esse tipo de futebol já está extinto há um bom tempo, e creio eu que muito dificilmente voltará.
Desta vez os personagens que estão roubando a cena são aqueles que demonstram habilidade, ao fazerem diversos malabarismos com a bola. Na maioria das vezes, um estilo de jogo do próprio jogador, na tentativa de ludibriar, no futebolês driblar o adversário: o Futebol Arte em outra forma de exibição. Já com algumas excessões, que atualmente acabam não sendo mas excessões e, sim, grande maioria, usam a arte da "firula" para expressar até mesmo uma falta de respeito e consideração pelo adversário, sendo executada de uma forma exagerada e desnecessária.
No contexto, podemos denominar a chamada firula do surgimento do Novo Futebol Arte. A firula, independente da intenção do jogador, de menosprezar o adversário ou de jogar seu jogo no seu estilo, não pode ser banida do Futebol. É por causa dela que somos Pentacampeões Mundiais. É ela que caracteriza ao extremo o futebol brasileiro. Se nunca mais executada nos campos brasileiros, estaremos tirando um pedaço de nosso passado, de nossa história repleta de glórias. Por isso, que diga-se de passagem, na Copa do Mundo de 2002, nos treinos da Seleção os jornalistas japoneses ficam com os olhos cheio de brilho quando viam Ronaldinho Gaúcho e Denílson fazendo malabarismos com a bola!
Esse é o nosso coração. Se não mais existir a firula, o Futebol Brasileiro pára: dumdumdum...dumdum...dum...................................................................................
Um comentário:
Texto perfeito!
O futebol arte é uma coisa necessária, mas, não vista.
Quando teremos outro Gérson? Outro Rivelino?
Abração e hoje é dia de entrevista exclusiva no blog,
Luís - @luisfbarreiros
porforadogramado.blogspot.com
Postar um comentário