segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FPF realiza arbitral e define tabela do Paulistão 2010

Por Raoni David e Talita de Moraes, especial para o site da FPF

Nesta segunda-feira, representantes e dirigentes dos clubes participantes do Campeonato Paulista da Série A1 se reuniram na sede da Federação Paulista de Futebol para discutir os detalhes da disputa de 2010. O presidente Marco Polo Del Nero, o vice Reinaldo Carneiro Bastos e membros do Departamento de Competições da FPF comandaram o Conselho Técnico, que definiu ainda a tabela da competição, mantendo o sistema de disputa de 2009.

Portanto, segue o sistema de pontos corridos disputados em 19 rodadas com a fase eliminatória definindo os finalistas e o campeão paulista entre os quatro mais bem colocados durante a primeira fase. A mesma fórmula se aplica ainda ao Troféu Campeão do Interior, disputado pelas equipes que ficarem entre o quinto e o oitavo lugares na primeira fase. Os times da capital paulista e o Santos não entram na disputa do Troféu Campeão do Interior. Caso uma destas equipes fique em uma dessas posições, será classificado o próximo melhor classificado na tabela.

O presidente Marco Polo Del Nero comemorou a manutenção das formas de disputa. “Acho importante o torcedor se acostumar com a tabela, pois é o 4º ano que o campeonato se mantém com este mesmo regulamento”, afirmou.

A partida de abertura do Campeonato Paulista de 2010 será disputada mais uma vez entre o campeão paulista de 2009, Corinthians, e o Campeão da Série A2, Monte Azul, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Além disso, o vice-campeão Paulista, Santos, estréia também contra o vice-campeão da Série A2, Rio Branco, que terá o mando de jogo em Americana.

O início da competição será no dia 16, mas a data de abertura oficial está marcada para o dia 17 de janeiro, com a segunda partida da final marcada para o dia 2 de maio. Para a primeira rodada, a data limite de inscrição dos atletas será o dia 12 de janeiro. Já o dia 25 de fevereiro, antes da 11ª rodada da competição, será a data limite para a inscrição de jogadores no campeonato.

Neste ano, os novos integrantes da Série A1 são Monte Azul, Rio Branco, Rio Claro e Sertãozinho. A única grande alteração está nos critérios de desempate, já que por ter turno único, o confronto direto não está mais incluso. Caso persista o empate de pontos entre duas ou mais equipes, o primeiro critério é a vitória, seguido do saldo de gols e gols pró. Antes do sorteio, porém, serão considerados o menor número de cartões vermelhos e amarelos.

O regulamento da competição será divulgado no site da FPF dentro do prazo estabelecido pelo estatuto do torcedor.

2 comentários:

Mestre Benicha disse...

Gostei da agente do Paulistao, mas acho que os estaduais devem ser mais ou menos todos na mesma época, não?

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Rafael Sobieski disse...

São sim Leo. A CBF disponibiliza 23 datas para as federações estaduais.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails