terça-feira, 27 de maio de 2014

Futebol democrático

Com a entrega dos estádios à FIFA muitos clubes ficam sem casa nesse período pré-Copa do Mundo, sejam eles estádios oficiais da competição ou apenas locais de treinamento. Com isso, esses clubes precisam encontrar novos locais para mandarem suas partidas no Campeonato Brasileiro. Nestas últimas rodadas vários palcos alternativos que caíram no esquecimento ou nem eram conhecidos pelos torcedores vem sendo utilizados.

Willie Davids - Maringá-PR


Com capacidade para 21.600 torcedores, o estádio em Maringá recebeu o último Atletiba, clássico paranaense entre Atlético e Coritiba, vencido pelo Atlético por 2x0 e o empate em 1x1 entre Atlético-PR e Chapecoense pela 5ª rodada.

A cidade de Maringá fica distante cerca de 430 quilômetros da capital Curitiba. Bom para os torcedores da região que dificilmente conseguem acompanhar seus clubes de perto.


Moacyrzão - Macaé-RJ


Válvula de escape das equipes cariocas, o estádio de Macaé comporta 20.000 pessoas e costuma ser usado pelo Macaé Esporte Futebol Clube na série C do Brasileiro.

Já recebeu as partidas: Flamengo 1x1 Bahia e
Botafogo 1x1 Vitória, ainda receberá
Fluminense e Internacional pela 9ª rodada.





Canindé - São Paulo-SP


Tradicional casa da Portuguesa, ficaria de fora da Série A esse ano, porém o Corinthians precisou mandar dois jogos lá. O empate em 1x1 com o Atlético-PR e a partida contra o Cruzeiro pela 8ª rodada.

Foi inaugurado em 1956 e tem capacidade para 21.000 pessoas, havia uma proposta de se construir uma Arena com capacidade para 60 mil pessoas para a Copa do Mundo, já que o estádio tem uma localização privilegiada na capital paulista. O projeto não avançou.

Alfredo Jaconi - Caxias do Sul-RS


Velho conhecido dos maníacos do futebol, o estádio Alfredo Jaconi pertence ao saudoso Esporte Clube Juventude, campeão da Copa do Brasil de 1999 que disputou a série A do Campeonato Brasileiro pela última vez em 2007, era sempre muito difícil para os adversários jogarem lá por conta do frio.

O Grêmio mandou a vitória sobre o Botafogo por 2x1 na 6ª rodada e mandará sua partida contra o Palmeiras pela 9ª rodada nesse estádio. Tem capacidade para 23.726 torcedores.

Fonte Luminosa - Araraquara-SP


Estádio pertencente a Associação Ferroviária de Esportes de Araraquara foi inaugurado em 1960 e passou uma reforma em 2009 que o transformou em uma confortável arena, passando a receber jogos de Corinthians e Palmeiras por algumas oportunidades.

Com capacidade para 20.950 torcedores, a Arena da Fonte como também é conhecida, foi palco do jogo entre Palmeiras e Figueirense pela 6ª rodada, que resultou em vitória palmeirense por 1x0.



Joia da Princesa - Feira de Santana-BA



Estádio inaugurado em 1953, tem como mandantes o Fluminense e o Bahia de Feira, tem capacidade para 19.274 torcedores e está de volta ao cenário nacional.

Primeiro com a partida entre Bahia de Feira e Corinthians pela Copa do Brasil e agora com os jogos Vitória 2x3 Atlético-MG na 6ª rodada, Bahia x Santos na 8ª rodada e Vitória x Sport na 9ª rodada.



Centenário - Caxias do Sul-RS



Contrariando o nome, o estádio foi inaugurado em 1976 e só será centenário no ano de 2076. Pertence a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul.

Como o outro estádio da cidade recebe jogos do Grêmio, o Centenário recebe jogos do Internacional, a derrota para o Cruzeiro por 3x1 na 7ª rodada e o jogo contra a Chapecoense pela 8ª rodada. Capacidade para 30.822 torcedores.

Prudentão - Presidente Prudente-SP


Famoso pelo primeiro gol de Ronaldo pelo Corinthians o estádio de Presidente Prudente voltou a figurar no cenário nacional com a passagem do Grêmio Barueri pela cidade e recebendo jogos de alguns times grandes paulistas.

Na 8ª rodada o Palmeiras recebe o Botafogo, o estádio tem capacidade para 45.954 torcedores, porém seus times Presidente Prudente Futebol Clube e Grêmio Esportivo Prudente, que não tem ligação com o homônimo de Barueri, disputam apenas a quarta divisão paulista.

Parque do Sabiá - Uberlândia-MG


Este belo estádio mineiro tem capacidade para 53.350 torcedores. Recebeu o jogo da 2ª rodada entre Cruzeiro e São Paulo que ficou placar de 1x1. Receberá novamente o tricolor paulista contra o Atlético-PR na 8ª rodada e na 9ª rodada
Cruzeiro e Flamengo.

É o maior estádio do interior brasileiro, porém seu mandante oficial, o Uberlândia Esporte Clube disputa apenas o módulo II do campeonato mineiro.


Ipatingão - Ipatinga-MG


O estádio ficou conhecido depois que o Ipatinga Futebol Clube disputou a Série A do Brasileirão em 2008, depois disso o clube voltou a Série B, enquanto o Mineirão estava em reforma o estádio recebeu algumas partidas de Cruzeiro e Atlético.

Tem capacidade para 22.000 pessoas. Recebeu a partida entre Atlético-MG e Criciúma que terminou em 0x0 pela 7ª rodada e recebe o jogo Atlético-MG x Fluminense pela 8ª rodada.


Durival Britto - Curitiba-PR


Estádio do Paraná Clube foi inaugurado em 1947 e foi sede da Copa de 50, também conhecido como Vila Capanema tem capacidade para 17.000 torcedores.

Recebe o jogo entre Coritiba e Goiás pela 9ª rodada.


Primeiro de Maio - São Bernardo do Campo-SP


Com capacidade para 13.440 torcedores é o mais discreto dos apresentados nesta postagem, localizado na grande São Paulo é a casa do São Bernardo Futebol Clube, clube que disputa a elite do campeonato paulista.

Vai receber o jogo entre Santos e Criciúma pela 9ª rodada do Brasileirão.

É a chance dos torcedores destas cidades e regiões poderem ver seus clubes de perto e também chance dos administradores se lançarem no cenário nacional recebendo bem estas partidas.

Depois da Copa as equipes recebem seus estádios de volta e fica mais difícil ocorrer jogos em estádios diferentes como estes que foram apresentados.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fora dos holofotes

Vivendo as vésperas da Copa do Mundo, só se fala na preparação das seleções classificadas, muitas estão recebendo seus atletas e partindo para sua jornada no Brasil. Em contrapartida temos aquelas equipes que não conseguiram vaga e seguem disputando amistosos pelo mundo afora.

Aviva Stadium em Dublin, Irlanda
Neste domingo nosso amigo Mario Henrique Alves Lima teve a oportunidade de acompanhar uma destas partidas, na cidade de Dublin, capital da Irlanda, onde está fazendo intercâmbio, a seleção nacional da Irlanda enfrentando a seleção da Turquia. Ambas tiveram poucas participações em Copas do Mundo, sendo 3 para a Irlanda(1990, 1994 e 2002) e 2 para a Turquia(1954 e 2002), que nesta última participação conseguiu chegar a semifinal sendo eliminada pelo Brasil por 1x0. A Irlanda esteve perto de se classificar para a Copa de 2010, mas foi eliminada pela França na repescagem com gol após passe de mão de Thierry Henry.

Para 2014, ambas as equipes ficaram na quarta colocação de seus grupos, a Irlanda atrás de Alemanha, Suécia e Áustria, a Turquia atrás de Holanda, Romênia e Hungria. Confira a história narrada na íntegra pelo nosso amigo Mario:


Provavelmente você já deve ter ouvido falar da Irlanda, aquela pequena ilha no Atlântico dividida em República da Irlanda e Irlanda do Norte ao lado da Inglaterra, seja por causa da cerveja, U2, trevo de 4 folhas ou até mesmo por causa do dia de São Patrício mas e da sua seleção de futebol? Apesar de não ser uma potência futebolística como a ilha vizinha, a Inglaterra, a seleção irlandesa tem alguns feitos históricos como: chegou as quartas-de-final da Copa de 90 sendo eliminada pela Itália. Naquela ocasião, terminara o Mundial em 8° lugar.

Curiosamente, foi a única seleção a chegar as quartas de finais de uma edição de Copa do Mundo, sem ter vencido nenhuma partida. E por uma vitória que vai além das quatro linhas, 1x0 na Inglaterra (rival política e histórica por causa de inúmeros casos de violência britânica na Ilha Esmeralda, até por isso o grupo rebelde IRA teve sua origem) pela Eurocopa de 88, onde acabou eliminada ainda na primeira fase perdendo seus jogos para a União Soviética e para a Holanda, o que pouco importou após a histórica vitória.

Mais recentemente a seleção irlandesa de futebol ainda classificou-se para a Copa de 2002 e mais do que isso, passou para a segunda fase onde foi eliminada nos pênaltis contra a Espanha. A seleção também esteve a um passo (ou uma mão?) de se classificar para a Copa do Mundo de 2010, mas um passe de mão de Thierry Henry acabou com o sonho irlandês de ir a mais um mundial e acabou eliminada para a França na repescagem.
Lance polêmico de Thierry Henry

Outro fato histórico curioso é que foi o irlandês Roy Keane, capitão do Manchester United entre 1997 e 2005, um dos jogadores que ganhou mais títulos na história no futebol inglês, quem fez o gol do primeiro título mundial do Manchester United, em 1999, contra o Palmeiras.

O futebol não é a paixão nacional por aqui na Ilha Esmeralda, mesmo assim não pude perder a oportunidade de como bom brasileiro ir ao Aviva Stadium em Dublin, que foi palco da final da Europa League de 2010/11, disputada entre o FC Porto e o SC Braga, sendo a primeira final europeia entre clubes portugueses, em 18 de Maio de 2011. O Porto acabou vencendo por 1 a 0 com gol do colombiano Falcão.

A Irlanda enfrentou a seleção da Turquia, que foi semifinalista da Copa de 2002, apenas eliminada por um gol de bico de Ronaldo, neste domingo dia 25 de maio. Longe da badalação dos amistosos preparatórios para a Copa de 2014 o jogo não foi um espetáculo, ainda mais com o tradicional clima irlandês frio e chuvoso para jogar contra, apesar do Aviva apresentar um gramado excelente e um conforto de invejar as arenas do país do futebol.

O jogo acabou com vitória da seleção turca, o que não foi nenhuma surpresa, tendo em vista que todos os meus amigos irlandeses apostavam em derrota da Irlanda antes da partida.

O jogo começou truncado, com maior posse de bola da seleção local que estava desfalcada do seu principal jogador, Robbie Keane, que é companheiro do brasileiro Juninho e do americano Landon Donovan no Los Angeles Galaxy dos Estados Unidos. A posse de bola não possibilitou o gol irlandês, muito pelo contrário, acabou resultando em um gol de cabeça do turco Ahmet Ozek. No segundo tempo, a Turquia ampliou o marcador para quase sacramentar a vitória após belo passe de Ozyakup para o gol de Camdal. Uma breve reação irlandesa ainda resultou no gol de Walters, do Stoke City da Inglaterra, após belo lançamento de Wes Hoolaham, do Norwich City.

Apesar da derrota, o programa de domingo a tarde em Dublin foi pra lá de agradável e que venham mais jogos da seleção Irlandesa para matar a saudades do futebol brasileiro.

Veja os gols do jogo:

 

Após esse jogo a seleção Irlandesa segue para uma série de amistosos nos Estados Unidos contra a seleção da Itália, Costa Rica e Portugal, todas equipes que estarão na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.


Mario Henrique Alves Lima, também conhecido como Bizão, é natural de Laranjal Paulista-SP, são-paulino, cursa Química na Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba-SP. É mais um maníaco do futebol e fã de Iron Maiden nas horas vagas. 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails