quinta-feira, 16 de julho de 2009

O sonho acabou, Estudiantes tetra da Libertadores!

 

Depois de 5 meses e meio, chegou ao fim mais uma edição da Taça Libertadores da América. Passando por problemas de Gripe Suína, adiação de jogos, equipes excluídas, confrontos brasileiros, classificações emocionantes, o Estudiantes colocou um ponto final na edição 2009 do torneio.

Cruzeiro e Estudiantes caíram no mesmo grupo na 1ª fase. O grupo 5, que ainda contava com Deportivo Quito e Universidad Sucre. O Cruzeiro terminou na liderança do grupo com 13 pontos e o Estudiantes somou 10. No confronto direto foram 3x0 para o Cruzeiro em Belo Horizonte e 4x0 para o Estudiantes em La Plata, resultados que na final dariam o título aos argentinos.

Na 2ª fase, o Cruzeiro passou pela Universidad do Chile e o Estudiantes eliminou o Libertad. Nas quartas de final, o Cruzeiro eliminou o São Paulo e o Estudiantes tirou o Defensor, nas semi o Estudiantes passou pelo Nacional de Montevideu e o Cruzeiro venceu o Grêmio. E as equipes se encontraram na final.

A primeira partida em La Plata foi muito disputada, com grandes defesas de Fábio, o Cruzeiro conseguiu segurar o 0x0 e precisava vencer na noite de ontem pra ser campeão.

Na noite de ontem o Cruzeiro veio a campo com Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gerson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner (Athirson); Kléber e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro). Já os argetinos escalaram Andújar, Cellay, Desábato, Schiavi e Germán Ré; Braña (Sánchez), Verón, Enzo Pérez e Benítez (Juan Manuel Díaz); Gastón Fernández (Calderón) e Boselli.

 

Estádio Mineirão cheio, esperando o título cruzeirense que não vinha desde 1997, e uma minoria argentina que após o tri em 68, 69 e 70 não viu mais a equipe levantar o caneco.

A torcida mineira estava confiante já que em 97 o Cruzeiro empatou 0x0 fora de casa no primeiro jogo e venceu por 1x0 no Mineirão ficando com o título.

Cruzeiro e Estudiantes haviam sido vices apenas 1 vez cada, os argentinos em 71 após o tri, e os mineiros em 77 quando perderam para o Boca Juniors.

  

O primeiro tempo terminou no zero. No intervalo Adílson Batista e Alejandro Sabella conversaram com suas equipes para definirem no tempo normal, o empate levaria à prorrogação.

No segundo tempo logo aos 6 minutos Henrique chutou a bola desviou em Desabato e entrou, 1x0 Cruzeiro. A festa nas arquibancadas foi muito grande, achando que o Cruzeiro seria campeão. Mas logo aos 12 minutos Fernández travou a alegria cruzeirense com o gol de empate, e o que era angústia e ansiedade virou tristeza quando Boselli marcou de cabeça o gol da virada o do Tetra Campeonato do Estudiantes.

A partir deste momento o Estudiantes entrou para os quatro clubes que mais venceram a Libertadores: Independiente(ARG) com 7, Boca Juniors(ARG) com 6, Peñarol(URU) com 5 e agora o Estudiantes(ARG) com 4 conquistas. São Paulo, Nacional do Uruguai e Olimpia do Paraguai possuem 4 conquistas.

Depois de 39 anos o torcedor do Estudiantes pôde ver a Taça da Libertadores em suas mãos novamente. O artilheiro foi o atacante Boselli do Estudiantes, marcou 8 gols na competição e mais importante, fez o gol do título.

Fotos: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails