quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Seleção empata no milésimo jogo

Seleção Brasileira, a equipe mais temida do futebol mundial, com maior número de ídolos e títulos mundiais, chegou nesta quarta-feira ao seu milésimo jogo da história. Pena que em um momento ruim, ocupando apenas a décima terceira colocação do Ranking FIFA, que por anos foi líder absoluto.

Foto: Mowa Press


O local para o jogo comemorativo foi Nova Jérsei, nos Estados Unidos, sob um frio de 3 graus. Já que o jogo não foi no Brasil, pelo menos a data escolhida foi boa para os brasileiros, 14 de novembro, véspera de feriado, possibilitou o povo a ver o jogo pela televisão.

O adversário foi a boa equipe da Colômbia, que é a oitava colocada no ranking FIFA e ocupa a terceira colocação nas eliminatórias para a Copa 2014. Antes do jogo muito se falou em Falcão Garcia, centro-avante do Atletico de Madrid mas que no jogo teve uma atuação apagada.

Quem não conhecia passou a conhecer Cuadrado, um bom ponta-direita, habilidoso, veloz, que criou várias jogadas de perigo pelos flancos e foi o autor do gol colombiano após ganhar jogada em cima de Leandro Castán e bater cruzado. Outro bom nome da equipe colombiana é o camisa 10, James Rodríguez, canhoto, com excelente técnica e um passe refinado, deu o tom no meio de campo colombiano.

Historicamente a Colômbia sempre apresentou um futebol bonito de se ver, neste jogo não foi diferente, a defesa formada por experientes jogadores como Yepes, Armero e o goleiro Ospina, fizeram bem suas funções e dificultaram o jogo para o Brasil.

Em seu milésimo jogo, armado em campo com Diego Alves; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Leandro Castán; Paulinho, Ramires, Oscar e Kaká; Neymar e Thiago Neves o Brasil ainda sofre pela falta de padrão de jogo. Buscando uma sequência, mais uma vez Mano Menezes optou por um esquema sem centro-avante fixo, com Neymar aberto pela esquerda, Thiago Neves pela direita, Kaká e Oscar subindo pelo meio e Daniel Alves subindo pela direita apostando na movimentação dos jogadores para a criação de jogadas.

No primeiro tempo foram criadas algumas boas jogadas, com uma cabeçada de Neymar defendida por Ospina e uma bola no travessão de Kaká como os lances de mais perigo. No final do primeiro tempo o gol colombiano deu um banho de água fria na Seleção Brasileira que atacava, porém não era constante.

No segundo tempo, a Colômbia com o placar a seu favor se retraiu para a defesa dando mais campo ao Brasil. Logo aos 18 minutos em sua jogada característica Neymar trouxe para o meio e bateu no canto esquerdo do goleiro sem chances para Ospina, o gol de empate.

Depois disso a Colômbia amarrou o jogo, fazendo faltas, tentando desestabilizar psicologicamente o Brasil. Mas sem sucesso. O árbitro ainda deu um penalti em cima de Daniel Alves cometido por Armero. Neymar bateu e isolou por cima do gol.

Tivemos um belo jogo de futebol, com duas boas equipes, ofensivas, de bom toque de bola. Um jogo equilibrado e teve o empate como um resultado justo. A Seleção Brasileira parece estar ganhando uma "nova cara" depois de alguns jogos adotando o mesmo estilo de jogo.

Análise Individual

Diego Alves - Foi pouco exigido e não teve muita culpa no gol, falta respaldo e carisma para se tornar o titular do time.

Daniel Alves - Importante nas subidas ao ataque, não foi exigido defensivamente, fez uma boa partida.

David Luiz - Esteve bem, interceptou bolas importantes e foi o responsável por manter Falcão Garcia apagado no jogo.

Thiago Silva - É o capitão da equipe e parece que joga mudo, precisa ser mais presente em campo.

Leandro Castán - Escalado fora de posição estava um pouco perdido em campo.

Paulinho - Discreto porém eficiente, imprimia velocidade na saída de bola brasileira.

Ramires - Idem ao Paulinho

Kaká - Responsável pela cadencia do jogo brasileiro, fez boas arrancadas e chutes de longe, é o jogador com mais bagagem no time, soube segurar o zagueiro Yepes para não ter confusão no jogo. O mais importante em campo hoje.

Oscar - Não apareceu muito, mas por várias vezes fez tabelas colocando outros jogadores na cara do gol.

Neymar - Sempre se espera muito dele por todo alarde que gera antes da partida. Hoje foi razoável, perdeu chances claras, mas fez o gol de empate, poderia virar o jogo e cobrou o penalti para longe.

Thiago Neves - Sofreu com a falta de entrosamento, é um jogador que se movimenta porém não é tão veloz quanto seus companheiros de ataque, não se encaixou bem neste esquema.

Fábio Santos - Entrou no lugar de Leandro Castán e poderia ter sido titular.

Giuliano - Jogou os últimos cinco minutos no lugar de Oscar, não dá para avaliar.

Lucas - Entrou na vaga de Thiago Neves e deu outra cara ao time, mais velocidade, na posição que joga no São Paulo, pela ponta direita, poderia ter sido titular também.

No final das contas, nem prejuízo, nem lucro. O empate ficou de bom tamanho, dada a qualidade do adversário e a situação atual da equipe brasileira. Porém deve ter consciência de que este futebol não é o ideal para a Copa das Confederações no ano que vem. Hoje temos três centro-avantes com condições de serem titulares que são Fred, Luís Fabiano e Leandro Damião.

Deve ser analisado até que ponto este esquema sem centro-avante é vantajoso. O goleiro precisa ser definido também, Diego Alves está bem na posição, mas existem outros bons candidatos como Jefferson e Júlio César correndo por fora. A defesa deve ser composta por Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo. Com a dupla de volantes Paulinho e Ramires, que vem jogando bem. No meio de campo Kaká proporcionou uma melhora fundamental, sem contar a história que tem e pode acrescentar a esta equipe.

Neymar é um nome muito forte, é um jogador sempre muito exigido, as vezes deixa a desejar, mas na maioria das vezes faz os gols que o time precisa. Restariam duas vagas que ficam a critério do treinador, dependendo do esquema que ele adotar. Podendo ter Oscar no meio, Hulk ou Lucas na ponta direita, ou um dos três centro-avantes citados anteriormente.

3 comentários:

Rafael Silva disse...

Rafael a análise está perfeita. Parabéns pela forma de ter visto o jogo.

Brasil disse...

Brasil próximo campeão do mundo

Mirna disse...

Kaká, meu jogador favorito, depois de Romário. Os jogadores de futebol que estão consagrados ganham muito dinheiro, porque, além de pagá-los para jogar futebol, ou ser treinadores, ganham dinheiro com anúncios. Por exemplo, Kaká, faz os anúncios de bradesco saúde.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails